Explicamos: O que é a estranha pulsação que surge quando se abre uma janela de carro

tyk-car-radio
5 Fatos surpreendentes sobre carros!
janeiro 4, 2017
Show all

Explicamos: O que é a estranha pulsação que surge quando se abre uma janela de carro

capa

Pode ser tão alto quanto a decolagem de um Boeing 767. E é tão irritante quanto alguém batendo em um tambor no banco de trás. Você pode chamar de vento, pulsar, tremor ou simplesmente irritante, isso acontece quando alguém no carro abre uma única janela na velocidade e para quando desce uma segunda janela.

O fenômeno que produz esse ruído é a Ressonância Helmholtz, o mesmo princípio que faz zumbir a garrafa quando você sopra no bico aberto. É a interação do gás num recipiente com um único orifício e os outros gases que estão passando pelo orifício. Neste caso, o recipiente é do carro. A interação entre as duas massas de ar produz vórtices que comprimem e descomprimem o ar, produzindo o efeito latejante.

Hermann von Helmholtz, o médico e físico alemão que descreveu essa interação, morreu em 1894 e por isso não quis comentar.

2

Quando o carro é projetado com pouca preocupação com aerodinâmica, a massa aleatória de ebulição de ar em torno adere à superfície do veículo e permite a Ressonância Helmholtz gerar seus vórtices. Um cockpit moderno é um tambor bem fechados a partir do qual apenas o mínimo de vazamentos de pressão de ar ocorre. Fique de olho na hora de comprar!

#aerodinamica #tremor #dicas #ar #design #cockpit #comrpecarro

 

Os comentários estão encerrados.